terça-feira, 3 de abril de 2012

NOSSAS PROFISSÕES

Fotografia

Entrevista com a fotógrafa Clara Amaral
Clara Amaral, fotógrafa (São Pedro-SP)
 
De onde surgiu sua paixão por fotografia?
Na verdade sempre gostei de apreciar fotografias, depois comecei a me interessar por “como fotografar”. Porém, a paixão despertou mesmo após um curso básico de fotografia. Afinal, é a arte de fotografar de salto alto, né?

Conte um pouquinho sobre sua trajetória profissional.
Para ser sincera, comecei fazendo trabalhos sem remuneração, tanto para adquirir experiência como para divulgar o meu trabalho. Hoje, cursando faculdade de fotografia, consegui bastante experiência e hoje cobro pelo que faço. Já fiz casamentos, aniversários, cobertura de eventos. Ainda não decidi minha área em fotografia e atuo como “freelancer” e fotografo o que me pedirem. 

Em sua opinião, qual é o segredo para um bom click?
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura.”, já dizia o grande fotógrafo Sebastião Salgado. Não é porque você tem um equipamento fotográfico da melhor qualidade, que você será o melhor fotógrafo. Fotografar envolve “olhar”, paciência, vontade, carinho, dedicação e muitas outras coisas e esse é um bom segredo, mas conhecimento também é fundamental.

O que te motiva a se manter fiel à fotografia?
As recordações, momentos únicos, visão diferente do cotidiano que fui capaz de torná-los eternos.

Quais suas referências para fotografar?
Sebastião Salgado, Tony Genérico são dois fotógrafos que estudei e gostei do modo como viam fotografia.
Também o Diego Soares (www.diegosoaresproduções.com), não somente pela paixão que ele sente por fotografia, mas também por ele ter sido “corajoso” suficiente para abrir as portas para minha entrada no ramo da fotografia, além de tudo que aprendi com ele.

Quais foram seus medos e dificuldades? Ainda existe alguma insegurança?
Assim como em outras profissões, a área de fotografia também é muito disputada, não entrei nessa só para ser “mais uma” fotógrafa e sim a melhor. Medo, acredito que toda profissão cause, mas é só questão de adquirir experiência e confiança. A maior dificuldade por enquanto é comprar equipamentos, nunca fui criticada pelos trabalhos que fiz, apesar de não serem tantos até hoje. Insegurança, acredito que não mais, porém sempre há um “friozinho gostoso na barriga” que invade a nós fotógrafos.
 













Rodrigo Ap. Antunes (3ºB), entrevistador e fotógrafo

Um comentário:

  1. haha, entrevista com a linda da Clara *-*
    https://www.facebook.com/profile.php?id=705044211

    ResponderExcluir