quarta-feira, 4 de abril de 2012

NOSSAS PROFISSÕES

Engenharia


É o engenheiro civil que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. É também esse profissional que projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias).

O curso tem Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica, tem duração de 5 anos e você pode fazer: construção urbana, estruturas e fundações, gerência de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, saneamento e transportes.

Entrevista 
Conversei com a Bruna Gomes, estudante de engenharia, está no ultimo ano de faculdade e sua irmã já é formada em engenharia também.

Bruna Gomes, estudante de engenharia

Quando você percebeu que queria ser engenheira?
Eu já achava legal quando minha irmã fazia e ela me incentivou muito. Também sempre gostei de matemática e quero ganhar bastante dinheiro quando me formar. Então juntei o útil ao agradável.

Onde você cursa engenharia?
Na Faculdade de tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e o ensino é público.

Por você ser mulher, você é vítima de preconceito?
Bom, eu não passei por isso, sou bem aceita pela maioria dos homens da minha sala. É questão de tempo para as mulheres conquistarem ao máximo o mercado de trabalho e eu espero ser uma delas. O preconceito fica no ar, mas nada me impede de fazer algo, nem de receber o apoio de muita gente.

Qual o conselho que você dá para as pessoas que assim como eu querem fazer engenharia?
Eu só tenho a dizer que para dar certo tem que ser de coração, você tem que gostar realmente de fazer contas, deve se dedicar muito. Mas a recompensa vem depois e eu espero que todos (eu também) ganhem muito dinheiro fazendo aquilo que gosta. E procurem melhorar sempre, façam a diferença.













Karen Iara S. Ribeiro (3ºA), entrevistadora e futura engenheira

Nenhum comentário:

Postar um comentário